5. Critérios e processos de seleção

5.1. A seleção dos projetos participantes será realizada em duas etapas, sendo a primeira etapa realizada pela Comissão de Seleção e a segunda, pela Comissão de Premiação, que analisará as duas categorias e as respectivas modalidades, conforme segue.

5.2. Na primeira etapa os trabalhos serão avaliados sob os aspectos do conforto do ambiente, sustentabilidade e inovação e, compreendem:

I. CONFORTO: uso combinado de técnicas construtivas e produtos aplicados, objetivando melhor performance do ambiente nos quesitos:
a) Térmico: desempenho térmico do ambiente para construir espaços confortáveis e energeticamente eficientes.
b) Acústico: isolação de ruídos e/ou absorção da reverberação (eco no ambiente).
c) Visual: qualidade arquitetônica e impacto estético. Equilíbrio entre luz artificial e luz natural, em favor do conforto visual e otimização de energia.
d) Saúde: qualidade do ar interno e outras condições para melhor conforto e bem-estar dos ocupantes.
e) Modular: possibilidade de adaptação da edificação ao longo de sua vida útil para atender as necessidades de uso de seus ocupantes.

II. INOVAÇÃO: contribuições relevantes com aplicação de novas tecnologias, processos de construção, operação da obra, entre outros.

III. SUSTENTABILIDADE: uso racional dos recursos naturais (matéria prima, água, energia) para o usuário final e/ou nas diversas etapas da edificação; combate ao desperdício: redução e reutilização dos resíduos da construção, prevenção e controle de impactos ambientais.

IV. ARQUITETURA: qualidade estética, relevância social e urbanística, qualificação do ambiente construído, adequação do programa em relação ao uso e sua organização espacial, tecnologia aplicada a metodologias de projeto, soluções construtivas, benefício ao usuário.

5.2.1. Nesta etapa a Comissão de Seleção indicará até 10 (dez) projetos em cada categoria e tipo de cada modalidade, dentre todos os projetos recebidos e que estejam em conformidade com este regulamento; totalizando até 70 projetos selecionados, sendo 60 (sessenta) na categoria Profissional e 10 (dez) projetos na categoria Acadêmica.

5.2.2. A Comissão de Seleção será composta por profissionais técnicos de empresas do polo Produtos para Construção e Materiais Inovadores do Grupo Saint-Gobain e/ou profissionais externos convidados a exclusivo critério da Saint-Gobain, por tantos membros quantos forem necessários à adequada avaliação dos projetos.

5.3. Na segunda etapa, os trabalhos selecionados na 1ª etapa serão avaliados sob os seguintes critérios:
I. Conforto do Ambiente (Térmico/Acústico/Visual/Saúde e Modular)
II. Inovação
III. Contribuição para o desenvolvimento sustentável da construção civil brasileira.
IV. Soluções Arquitetônicas

5.3.1. Nesta etapa a Comissão de Premiação, será formada por no mínimo 5 (cinco) profissionais de reconhecida competência na área de construção civil, convidados pelo Grupo Saint-Gobain e Asbea, escolherá:
5.3.1.1. Entre os selecionados na Categoria Profissional: 18 (dezoito) projetos premiados, assim distribuídos:

MODALIDADE EDIFICAÇÃO – 9 premiados
Residencial 1º, 2º e 3º lugar
Institucional 1º, 2º e 3º lugar
Comercial 1º, 2º e 3º lugar
MODALIDADE EDIFICAÇÃO – 9 premiados
Residencial 1º, 2º e 3º lugar
Institucional 1º, 2º e 3º lugar
Comercial 1º, 2º e 3º lugar

5.3.1.2. Entre os selecionados da Categoria Acadêmica: 3 (três) projetos premiados, assim distribuídos:

CATEGORIA ACADÊMICA- 3 premiados
MODALIDADE PROJETO ACADÊMICO 1º, 2º e 3º lugar

5.3.1.3. Entre os 7 (sete) premiados classificados em 1º lugar, das duas Categorias, será escolhido 1 (um) projeto como o mais representativo desta edição, sob os aspectos do conforto e da inovação para sustentabilidade, que será eleito o MELHOR PROJETO DA EDIÇÃO e será contemplado com o Grand Prix.

5.3.1.4. Adicionalmente, serão atribuídos 8 (oito) prêmios Destaques assim distribuídos:

a) 4 (quatro) Prêmios Destaque Saint-Gobain, escolhidos entre os 70 projetos selecionados nas categorias Profissional e Acadêmica:

1 PRÊMIO DESTAQUE EM CONFORTO ACÚSTICO
1 PRÊMIO DESTAQUE EM CONFORTO TÉRMICO
1 PRÊMIO DESTAQUE EM INOVAÇÃO
1 PRÊMIO DESTAQUE EM SUSTENTABILIDADE

b) 3 (três) Prêmios Destaque ASBEA, escolhidos dentre os 70 projetos selecionados na categoria Profissional, atribuídos a projetos com melhor performance nos critérios estabelecidos no subitem 5.2.IV e que representem os melhores projetos de arquitetura inscritos, independentemente de sua tipologia ou uso, classificados de acordo com seu porte* em área construída ou área de intervenção.

1 PRÊMIO DESTAQUE ASBEA: ATÉ 2.000M²
1 PRÊMIO DESTAQUE ASBEA: DE 2.001 A 10.000M²
1 PRÊMIO DESTAQUE ASBEA: MAIS QUE 10.001M²

*Caso não tenham projetos que atendam os três portes estabelecidos, os prêmios serão atribuídos pelos resultados da performance obtida a critério do júri, atribuindo o título de DESTAQUE ESPECIAL ASBEA

c) 1 (um) PRÊMIO DESTAQUE ROBERTO CLÁUDIO DOS SANTOS AFLALO, que será atribuído a 1(um) dos escritórios finalistas (exclusivamente para finalistas inscritos em nome de pessoa jurídica) entre as diferentes modalidades e, que será escolhido pela representatividade do acervo e importância do conjunto de sua obra para o desenvolvimento, valorização da classe ou profissão.

5.4. Os membros das Comissões de Seleção e Premiação, nas duas etapas de julgamento, terão completa e total autonomia para tomada de decisão dentro das normas estabelecidas neste regulamento, não cabendo recurso de qualquer tipo às suas decisões.

5.5. As Comissões Organizadora e Julgadoras poderão, a qualquer tempo, solicitar documentos ou informações complementares necessárias a subsidiar a avaliação dos projetos ou a comprovação de qualquer informação fornecida pelos inscritos, assim como proceder a desclassificação dos projetos que não se enquadrem ou desrespeitem todas as exigências e quesitos deste regulamento.