Conforto Visual

O equilíbrio entre luz artificial e luz natural e sua distribuição nos ambientes são responsáveis por proporcionar um ambiente confortável em termos visuais. Dos materiais selecionados para o interior e exterior, vêm a liberdade e inovação para se obter edificações esteticamente agradáveis, sem deixar de lado a importância cada vez maior dada à visão da paisagem externa pelos usuários. Vidros adequados, revestimentos e vedações com várias opções de acabamento e liberdade de projeto tornam-se imprescindíveis nos mais belos projetos e construções.

Para a vida humana são essenciais a beleza das formas e a luz, historicamente associadas à segurança, saúde e felicidade. Devemos projetar as edificações e seus ambientes internos com base nas novas tendências visuais e buscar um bom equilíbrio entre luz artificial e luz natural, em favor do nosso conforto e saúde.
É sempre um desafio fazer a boa gestão da dinâmica da iluminação num ambiente.

A estética, além da forma, também é afetada pela percepção que o ser humano tem da luz.
É preciso atentar para alguns fatores essenciais:

A intensidade de iluminação vinda de todas as direções, medida em dado ponto do ambiente. Como exemplo, algumas normas sugerem um valor de no mínimo 500 lux em uma estação de trabalho. A intensidade luminosa produzida ou refletida por uma superfície aparente.A distribuição da luz dentro do espaço em quantidade suficiente, de maneira homogênea, em boa combinação entre a luz natural e a artificial. A importância de se ter visão das paisagens externas, o que impacta diretamente o humor e a satisfação das pessoas com o ambiente. O isolamento aplicado nas vedações, com o exterior e a porcentagem de área envidraçada, combinado com os tipos de vidro utilizados são responsáveis por manter as trocas térmicas sob controle, além de proporcionar economia de energia significativa em ambientes condicionados artificialmente.

As propriedades dos materiais utilizados e seu desempenho comprovado, além de sua forma e orientação, são fatores essenciais para uma escolha correta.

Produtos e sistemas Saint-Gobain adequados à obtenção do conforto térmico: vidros de controle solar, lã de vidro para isolação externa e interna, sistemas de ar condicionado e forros, telhas com propriedades térmicas, placas de drywall, argamassas e impermeabilizantes, produtos para geotermia em ferro fundido, entre outros.