Conforto térmico

Não há dúvidas do quanto o conforto térmico é fundamental para o nosso bem-estar e produtividade, seja em casa ou no trabalho. Devemos estar atentos às diversas soluções possíveis a serem incorporadas aos projetos, para o controle adequado das trocas térmicas com o exterior, por meio de materiais com propriedades adequadas e desempenho comprovado. Em particular na isolação de fachadas e coberturas, nas vedações internas e externas, assim como no uso de vidros com propriedades de controle solar.

A sensibilidade térmica varia de uma pessoa para outra, dependendo da idade, gênero, vestimenta e atividades, mas os princípios básicos de conforto térmico são universais e orientam a execução das nossas atividades com satisfação, de forma produtiva e confortável.

Uma escolha equilibrada dos sistemas de construção deve considerar o clima local e a finalidade de uso do ambiente. Um escritório em Salvador requer uma solução técnica diferente de um ginásio de esportes em Quebec, por exemplo. Não há uma receita única para construir ambientes termicamente confortáveis, mas alguns pontos merecem atenção redobrada.

O mais importante é o envelope externo da construção (fachadas e cobertura), pois age como um filtro entre o clima interno e externo, afetando de forma direta o conforto térmico da edificação. Com esse envelope, controla-se quanto de aquecimento proveniente do exterior pode ou não entrar na construção.

O isolamento aplicado nas vedações, com o exterior e a porcentagem de área envidraçada, combinado com os tipos de vidro utilizados são responsáveis por manter as trocas térmicas sob controle, além de proporcionar economia de energia significativa em ambientes condicionados artificialmente.

As propriedades dos materiais utilizados e seu desempenho comprovado, além de sua forma e orientação, são fatores essenciais para uma escolha correta.

Produtos e sistemas Saint-Gobain adequados à obtenção do conforto térmico: vidros de controle solar, lã de vidro para isolação externa e interna, sistemas de ar condicionado e forros, telhas com propriedades térmicas, placas de drywall, argamassas e impermeabilizantes, produtos para geotermia em ferro fundido, entre outros.