Conforto Acústico

Cada dia mais a falta de conforto acústico nas edificações é um fator de queixas dos usuários, aumento do estresse e perda de concentração. Passamos cerca de 90% de nosso tempo em ambientes internos, e não é mais possível projetar e construir sem se ocupar da isolação dos ruídos gerados internamente ou vindos de fora, nem com o condicionamento sonoro interno. A garantia de um conforto acústico é resultado de uma boa escolha de materiais e sistemas isolantes para impedir a transmissão do som entre ambientes, e do uso de materiais de alta capacidade de absorção sonora para melhorar a qualidade da acústica interior.

Um ambiente é confortável acusticamente quando é possível ouvir desde uma palestra até uma conversa entre pessoas com boa qualidade e intensidade sonora, sem incômodos, podendo-se concentrar ou simplesmente relaxar.

A obtenção desse conforto depende do isolamento dos sons de alta intensidade vindos do exterior e da absorção de ruídos internos, de forma a diminuir sua reverberação ou eco no ambiente.

Em nossa casa, o silêncio é fundamental para o nosso bem-estar. No trabalho ou na escola, a boa qualidade acústica facilita a comunicação e permite boa concentração, com impactos positivos no aprendizado ou no rendimento do trabalho. Doentes num hospital conseguem descansar melhor e se recuperar mais rápido em quartos com bom tratamento acústico.

O som é a vibração, ou onda sonora, que se propaga através do ar ou de meios sólidos, como a estrutura das edificações. A frequência (Hz) de um som mostra o quanto ele é grave ou agudo, que conhecemos pelos instrumentos musicais, enquanto os decibéis (dB) indicam o volume desse som, sua intensidade sonora.

Ao projetarmos construções com conforto acústico, temos que levar em consideração qual atividade será realizada no ambiente (de alta concentração, dormir, tratamento hospitalar), fatores arquitetônicos), tipos de sons a serem administrados (fábricas, salas de concerto, cinemas), espectro do ruído a ser gerenciado (baixas ou altas frequências) e a correta escolha dos materiais e sistemas construtivos empregados.

Produtos e sistemas Saint-Gobain adequados à obtenção do conforto acústico: vidros simples ou duplos, forros e painéis em lã de vidro para isolação e absorção, sistema drywall para paredes internas e reforço de isolação externa, telhas tipo Shingle, placas cimentícias, revestimentos internos, argamassas técnicas etc.